Mon aventure Portugaise
DANS LA PRESSE
CLIQUEZ ICI pour lire l'article Lusojornal écrit par Mr Antonio Marrucho en novembre 2019.
Autre article dans l'indicateur des Flandres du 17 novembre 2021
A LA TELEVISION
Voici la sépulture dont je parle dans cette vidéo, à défaut de fleurs,j'y suis allé déposer une petite croix avec un coquelicot.
SUR CE BLOG ET SUR LES RESEAUX SOCIAUX
Corps Expéditionnaire Portugais 1916 - 1919
Sector Português ,passé/présent
Je dis " l'ami ",car Antonio fait partie " des belles rencontres " de mon aventure Portugaise,au même titre que Cristine Da Costa,Rodrigues Alvaro..... des personnes qui aiment donner/partager sans rien attendre en retour.
Muito há a descobrir, a divulgar, a vulgarizar sobre a participação portuguesa na primeira guerra mundial, a também chamada, grande guerra.
A vinda dos presidentes de: França, Emmanuel Macron, do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro ministro português, Antonio Costa e toda a mediatização que se criou à volta das cerimônias do centenário da batalha de La Lys, contribui para dar a conhecer, para lembrar, aos outros países beligerantes e aos portugueses do nosso tempo, que 55 mil soldados do CEP participaram em terras de Flandres à defesa de valores de progresso da humanidade.
De pequenas conversas tidas com os governantes portugueses durante aquela vinda a terras de Flandres, chegamos à conclusão de que tudo não está ainda ganho, que muito há ainda para se dar a conhecer sobre a participação portuguesa, participação que deveria ocupar uma parte bem mais importante na história de Portugal e nos seus manuais escolares.
Quem melhor que Lionel Delalleau poderia contribuir para fazer conhecer a participação do CEP na primeira guerra mundial ?
Lionel Delalleau: é um apaixonado pelo tema, vive intensamente esta paixão, "cerise sur le gâteau" habita em terreno defendido pelos portugueses do CEP.
Lionel descobre no terreno: objetos pertencentes aos soldados do CEP, descobre a história do utensílio e do seu proprietário, Lionel compara fotos e cartas postais da época com as imagens dos nossos dias, Lionel propõe que se descubra lugares conhecidos e menos conhecidos ocupados pelos soldados portugueses...
Partilhar conhecimentos, partilhar descobertas, abrir portas a quem queira escrever sobre o tema,é a função do blog que Lionel Delalleau acaba de criar.
Lionel Delalleau, curioso e pesquisador sobre a história do CEP, é para além disso, um grande defensor de lugares, onde se deseja que os 55 mil portugueses que participaram na Grande Guerra sejam honrados, sendo exemplo mais significativo, o cemitério Portugues de Richebourg onde estão 1.831 soldados sepultados.
O Blog de Lionel Delalleau conta a história, conta histórias, que vêm enriquecer o nosso conhecimento sobre a participação portuguesa na 1era guerra mundial, vem enriquecer a história de Portugal
Commentaires
Enregistrer un commentaire